CULTURA

CULTURA É O CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES HUMANAS QUE CONTRASTAM COM A NATUREZA OU O COMPORTAMENTO NATURAL

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MUSEU JOSÉ ELVIRO - MACAU

Museu José Elviro está localizado na Rua Augusto Severo, quase em frente a Igreja Matriz.

Fotos e texto: Alex Gurgel
Jornalista - alex-gurgel@oi.com.br

Várias âncoras antigas em estado avançado de ferrugem em meio as louças pertencentes as famílias da região, dezenas de oratórios, fósseis milenares, ferros de escravos e materiais diversos que o senhor João de Aquino colecionava, estão amontoados num grande galpão, onde abriga o Museu José Elviro, o único museu vivo de Macau, com visitação diária.

Parte da história macauense está entranhada no Museu José Elviro. Entre as raridades que estão expostas é possível destacar a Pia Batismal, em estilo barroco, onde foram batizados a Baronesa de Serra Branca e monsenhor Joaquim Honório da Silva; objetos de arte sacra do século XVII com pintura original; pedestal da Santa Cruz, que o português Manoel Gonçalves chantou em terra brasileira.

 Atualmente, o Museu José Elviro é cuidado por Gilson Barbosa de Lima (foto), funcionário da prefeitura cedido para o museu, desde 1996. Conforme Gilson, o interesse de João de Auqino em colecionar objetos de cunho histórico surgiu quando alguém o presenteou com uma antiga imagem de Sant’Ana (a primeira peça do museu), em 1936. “Atualmente, o Museu tem em seu acervo cerca de 6 mil peças”, afirmou Gilson.

 Além de moedas e selos do tempo do Brasil Imperial, o Museu José Elviro guarda preciosos documentos da Guerra do Paraguai; mais de 100 objetos pessoais que pertenceram ao monsenhor Honório; e uma cadeira quase intacta do 1º Juiz de Paz de Macau. Tudo isso está catalogado desde 1998, quando a Fundação José Augusto enviou um equipe para fazer o levantamento das peças.

Entre as relíquias do museu, há objetos que contam a história do município, como o pelourinho onde os escravos que tentavam fugir eram acorrentados; as proprias correntes usadas pelos escravos (foto); a ata da primeira sessão da Câmara Municipal de Macau, datada de 18 de outubro de 1947, instalada pelo senhor Jerônimo Pereira de Macedo; além de um grande livro contendo uma coleção com mais de 10 mil selos nacionais e estrangeiros.

Caminhar pelo grande galpão é conhecer a história de Macau e parte da história do Rio Grande do Norte, que há mais de 50 anos o sonho de João de Aquino cultivou e transformou em museu o acervo que juntou e reuniu nessa precária edificação no centro de Macau, sede da antiga Companhia de Navegação, localizado na rua Augusto Severo
FONTE - MACAU EM DIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UMA COMUNIDADE SEM CULTURA, NÃO TEM NENHUMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO E DE DESENVOLVIMENTO E TENDE, CASO NÃO PROCURAR FAZER PARTE DA CULTURA, A DESAPARECER DO MAPA. A CULTURA É O CONHECIMENTO, A ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS PELO HOMEM NÃO SOMENTE EM FAMÍLIA, COMO TAMBÉM POR FAZER PARTE DE UMA SOCIEDADE COMO MEMBRO DELA QUE É. CADA PAÍS TEM A SUA PRÓPRIA CULTURA, QUE É INFLUENCIADA POR ÁRIOS FATORES. A CULTURA BRASILEIRA É MARCADA PELA BOA DISPOSIÇÃO E ALEGRIA, E ISSO SE REFLETE TAMBÉM NA MÚSICA, NO CASO DO SAMBA, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. NO CASO DA CULTURA PORTUGUESA, O FADO É O PATRIMÔNIO MUSICAL MAIS FAMOSO, QUE REFLETE UMA CARACTERÍSTICA DO POVO PORTUGUÊS: O SAUDOSISMO. ESTE É O LV BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS. ESTAMOS BEM PRÓXIMO DE ALCANÇAR NOSSO OBJETIVO, O DE CRIAR 62 BLOGS.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

RN CULTURAL

RN CULTURAL
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

MAIS

COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO

COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO
NATAL

VERSO DA COMENDA

VERSO DA COMENDA

LITERATOS POTIGUARES

LITERATOS POTIGUARES

MAIS

CONSELHO DE FOLCLORE

CONSELHO DE FOLCLORE
NATAL

COLEÇÃO E FUNDAÇÃO

COLEÇÃO E FUNDAÇÃO
MOSSORÓ

CORREDOR CULTURAL ANTONIO GONZAGA CHIMBINHO

CORREDOR CULTURAL ANTONIO GONZAGA CHIMBINHO

TAMEC

TAMEC
TENENTE ANANIAS

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

TEATRO ALBERTO MARANHÃO
NATAL

MUSEU CAFÉ FILHO

MUSEU CAFÉ FILHO
NATAL

MUSEU CÂMARA CASCUDO

MUSEU CÂMARA CASCUDO
NATAL