Foi inaugurado no dia 16 de novembro de 2009, o Museu Auta Pinheiro Bezerra, localizado na Fazenda Boa Hora, de propriedade de Severino Cavalcanti e Auta Pinheiro Bezerra (ambos já falecidos), município de Santa Cruz.
O primeiro museu rural do Rio Grande do Norte está localizado em Santa Cruz, na região do Trairi, e tem um acervo formado por peças resgatadas na casa e nos armazéns da Fazenda Boa Hora.
Além disso, o museu também reúne peças de doações e de objetos adquiridos na região.
Através do acervo, os visitantes do museu poderão conhecer parte da história da família Bezerra e também de Santa Cruz.
O museu é uma idealização da filha do casal dono da Boa Hora, a professora Cleudia Bezerra Pacheco.
As visitas podem ser feitas às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9 da manhã às 17 horas.
A homenageada, Dona Auta Pinheiro Bezerra nasceu em São Paulo do Potengi em 13 de janeiro de 1914 e faleceu em 07 de novembro de 2004. Ela foi casada com Severino Bezerra Cavalcanti, também já falecido e viveu maior parte da vida na Fazenda Boa Hora, quando teve quatro filhos: José Pinheiro Bezerra, Manuel Pinheiro Bezerra, Francisco Pinheiro Bezerra (falecido) e Cleudia Bezerra Pacheco.
Durante o tempo que passou na fazenda Boa Hora, Dona Auta, devota de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, dedicou sua vida às atividades religiosas e a importantes campanhas em prol da paróquia e a organização de grandes eventos. Na fazenda, ela construiu uma igreja que tem como padroeira nossa senhora do rosário. Em 2004, ela lançou o livro “O tempo como testemunha” cotando suas lembranças e histórias da vida em Santa Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário