CULTURA

CULTURA É O CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES HUMANAS QUE CONTRASTAM COM A NATUREZA OU O COMPORTAMENTO NATURAL

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 16 de agosto de 2015

TAPUIAS DE APODI TENTAM INSTALAR MUSEU VIA GOVERNO FEDERAL

Em Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, Gabriela, de 15 anos, disse em sala de aula que o livro de História estava mentindo. Brigou com o professor, perdeu ponto na média e os pais foram chamados à escola. O caso se deu porque Gabriela não pode acreditar que no seu estado não existem índios. Sua avó, Lúcia Maria Tavares, é tapuia e organiza um museu sobre a extinta comunidade a qual pertence sua ascendência. É Lúcia quem conta o que aconteceu com a neta. E também com os seus avós.
Foi por esse desejo de falar sobre o passado e se reafirmar indígena que ela chegou à Fundação José Augusto acompanhada da conterrânea Mônica Freitas. As duas querem institucionalizar a história desse povo, começando com o Museu Luiza Cantofa, em homenagem à pajé morta em 1825 por ter incentivado revolta anos antes com João do Pego.
Por meio do edital da Funarte Povos Indígenas, elas querem instalar o museu, com peças líticas que estão sendo reunidas entre as 40 famílias que pertencem à Associação Tapuia Taiacu da Lagoa do Apodi.
“Nosso objetivo é preservação da Cultura. Queremos assegurar um local para as peças do acervo”, explica Mônica, ressaltando a importância da afirmação dos povos indígenas, que continuam exilados.
“Cada peça que a gente encontra quer dizer ‘estivemos aqui, nosso povo não morre’. Tem gente que não quer vir para as reuniões na cidade porque diz até hoje que os brancos vão fazer com eles o mesmo que fizeram a Luiza Cantofa”, diz Lúcia, que luta pela reconstrução da identidade do povo que perdeu terras e esqueceu sua própria língua.
“A comunidade foi desfeita com a colonização holandesa. Quem ficasse lá morria. Por isso fugiram e se dispersaram. E se eles falassem o idioma eram presos”, esclarece, explicando que dessa forma, os que voltaram viviam refugiados e não queriam ser identificados como indígenas. FONTE - SITE DO GOVERNO RN

Para que mais pessoas tenham acesso ao edital Pontos de Cultura Indígena e aos editais de Cultura de Redes e Pontos de Mídia Livre, o Ministério da Cultura (MinC) continua realizando oficinas  no Rio Grande do Norte, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto.
Nesta sexta-feira (07/08/2015), é a vez do município de Currais Novos receber a equipe de facilitação. O bate-papo começa às 9h, no auditório da Associação dos Municípios. No sábado (8), a oficina será ministrada em Assu, a partir das 14h, na Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Assu
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UMA COMUNIDADE SEM CULTURA, NÃO TEM NENHUMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO E DE DESENVOLVIMENTO E TENDE, CASO NÃO PROCURAR FAZER PARTE DA CULTURA, A DESAPARECER DO MAPA. A CULTURA É O CONHECIMENTO, A ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS PELO HOMEM NÃO SOMENTE EM FAMÍLIA, COMO TAMBÉM POR FAZER PARTE DE UMA SOCIEDADE COMO MEMBRO DELA QUE É. CADA PAÍS TEM A SUA PRÓPRIA CULTURA, QUE É INFLUENCIADA POR ÁRIOS FATORES. A CULTURA BRASILEIRA É MARCADA PELA BOA DISPOSIÇÃO E ALEGRIA, E ISSO SE REFLETE TAMBÉM NA MÚSICA, NO CASO DO SAMBA, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. NO CASO DA CULTURA PORTUGUESA, O FADO É O PATRIMÔNIO MUSICAL MAIS FAMOSO, QUE REFLETE UMA CARACTERÍSTICA DO POVO PORTUGUÊS: O SAUDOSISMO. ESTE É O LV BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS. ESTAMOS BEM PRÓXIMO DE ALCANÇAR NOSSO OBJETIVO, O DE CRIAR 62 BLOGS.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

RN CULTURAL

RN CULTURAL
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

MAIS

COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO

COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO
NATAL

VERSO DA COMENDA

VERSO DA COMENDA

LITERATOS POTIGUARES

LITERATOS POTIGUARES

MAIS

CONSELHO DE FOLCLORE

CONSELHO DE FOLCLORE
NATAL

COLEÇÃO E FUNDAÇÃO

COLEÇÃO E FUNDAÇÃO
MOSSORÓ

CORREDOR CULTURAL ANTONIO GONZAGA CHIMBINHO

CORREDOR CULTURAL ANTONIO GONZAGA CHIMBINHO

TAMEC

TAMEC
TENENTE ANANIAS

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

TEATRO ALBERTO MARANHÃO
NATAL

MUSEU CAFÉ FILHO

MUSEU CAFÉ FILHO
NATAL

MUSEU CÂMARA CASCUDO

MUSEU CÂMARA CASCUDO
NATAL